O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Jr, autorizou o repasse de R$ 3,5 milhões à Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) após 1.570 funcionários deflagrarem greve por tempo indeterminado na manhã desta quinta-feira, 5. O presidente da Comcap, Marius Bagnati, reuniu-se com membros do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) para tentar pôr fim à paralisação.

Continua depois da publicidade

A categoria irá avaliar a proposta em assembleia às 7h30min de sexta-feira. A Comcap orienta os usuários a manterem os resíduos dentro de suas casas.

“Com esse valor, a empresa consegue quitar todos os consignados, pagar cota de combustível, restabelecer o plano de saúde e pagar os vales alimentação e transporte.”, disse por e-mail a assessoria de comunicação da Comcap.

– Conseguiremos pagar o que de fato estava pendente graças ao prefeito, que chegou de viagem hoje e acatou nosso pedido – garantiu Bagnati.

Continua depois da publicidade

– A indicação é para encerrar a greve, porque a negociação avançou. Mas, como não é a diretoria quem define, amanhã discutiremos em assembleia – explicou à Hora a diretora de comunicação do Sintrasem, Ana Cláudia da Silva.

Reivindicação

Os funcionários dizem não ter recebido vale transporte e vale alimentação na folha de pagamento de outubro, assinada na última quinta-feira, 29. O rompimento do contrato com a Unimed também é outra justificativa da categoria para a paralisação. Descontos nos salários que não estariam sendo repassados aos destinatários legais, como INSS, imposto de renda, contribuições associativas e sindicais, conforme explica Ana Cláudia:

– Há apropriações indébitas que estamos solicitando investigação, inclusive junto à Câmara [de Vereadores]. O plano de saúde, por exemplo, foi descontado por três meses da folha, mas não pudemos usufruir do benefício. A soma é equivalente à R$ 1 milhão.

Continua depois da publicidade

Como proceder

Em nota, a Comcap afirma que “Em razão da decisão de greve por tempo indeterminado tomada pelos empregados em assembleia convocada pelo Sintrasem, a direção da Comcap pede ao usuário do sistema de coleta que reserve os resíduos no domicílio até que os serviços sejam retomados”. De acordo com a Comcap, os estabelecimentos comerciais e condomínios multifamiliares, que são obrigados a usar contentores para acondicionar os sacos de lixo, devem manter os equipamentos nos depósitos internos hoje. Não devem dispor os contentores nas calçadas até que seja restabelecida a coleta.

As casas são obrigadas a ter lixeira do alinhamento do muro para dentro. Nessa situação excepcional, a Comcap pede que morador não coloque os sacos de lixo na lixeira, muito menos na calçada ou na rua, evitando que fiquem expostos a ação do tempo e de vetores. A dica é que sejam separados os materiais recicláveis para diminuir o volume do lixo. Esses materiais, como plástico, vidro, metal e papel, quando limpos podem permanecer acondicionados no domicílio por maior período.

A Comcap recolhe em média 600 toneladas de resíduos sólidos por dia em Florianópolis.