Querendo priorizar o transporte público na Capital, a Prefeitura reformula parte do projeto do Anel Viário, que vai do bairro Pantanal até o Terminal de Integração do Centro (Ticen), na parte central de Florianópolis. Mais especificamente na Avenida Beira-Mar Norte, o trecho II, as estações de embarque do modelo de BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, serão alteradas das laterais para um canteiro central, integrando dessa forma o acesso aos usuários. A execução do novo projeto deve ser feita em seis meses pela Secretaria de Obras.

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As avaliações da equipe técnica da Prefeitura, em conjunto com estudos realizados pelo Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus), concluíram que a criação de um corredor central para as estações de embarque vai ser a melhor forma de priorizar o transporte público. Na Avenida Beira-Mar Norte, o corredor central seguirá até o Ticen e, futuramente, deve ser interligado ao corredor que será construído na ampliação da BR-282, na saída de Florianópolis.

O secretário-adjunto de Obras, Américo Pescador, explica que serão projetadas três pistas para os veículos e uma para ônibus em cada um dos dois sentidos, além das marginais: três pistas do lado dos prédios e outras duas do lado do mar.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Florianópolis

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– O projeto foi rediscutido para que o fluxo de veículos seja alterado e se dê preferência à integração dos ônibus, que é a melhor proposta, de acordo com o Plamus. O pedestre irá acessar o transporte público pelo canteiro central. Teremos todo um sistema de semáforo inteligente, onde tudo priorizará o acesso ao transporte público – explica Américo.

Segundo a Secretaria de Obras, o modelo de BRT a ser adaptado na Beira-Mar Norte é baseado nos terminais de cidades como do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e de Bogotá, Capital da Colômbia.

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Anel Viário

Nos próximos seis meses, o projeto da Avenida Beira-Mar Norte será elaborado e adaptado ao Anel Viário que começa pelo Pantanal, no Trevo da Dona Benta, José Mendes, Edu Vieira, Beira-Mar Norte e Ticen. A licitação deste trecho foi lançada há uma semana e ainda está na fase de divulgação, que precede a apresentação das propostas. A obra está orçada em R$ 36,6 milhões e a expectativa é começar os trabalhos em 90 dias.

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A duplicação da Edu Vieira, prevista nesse primeiro pacote de obras no trecho I, depende ainda da cessão de 20 mil metros quadrados (m²) do terreno da Universidade Federal de Santa Catarina. De acordo com Américo, a Universidade manifestou-se favoravelmente ao projeto, mas aguarda o parecer do departamento jurídico da instituição para a cessão oficial.