Três meses após entregar a obra de ampliação do Centro de Saúde dos Ingleses, no Norte da Ilha, a prefeitura de Florianópolis reconheceu que a estrutura não é mais suficiente para atender à demanda da comunidade e prometeu a construção de um novo centro para ser entregue em 2020.
Continua depois da publicidade
A manifestação da prefeitura ocorreu na manhã desta quinta-feira (31), depois que a NSC TV mostrou a indignação de moradores – alguns deles aguardando atendimento desde as 3h da madrugada, diante da realidade de filas, senhas improvisadas e indefinição sobre as consultas no local.
Em nota, a secretaria municipal de saúde reforçou que a unidade em questão foi totalmente reformada e ampliada há alguns meses, mas que isso não foi suficiente. Ainda de acordo com a nota, o projeto do novo Centro de Saúde já está em fase final para licitação.
Além disso, ainda segundo a prefeitura, o Centro de Saúde do Rio Vermelho também já iniciou sua ampliação, e a administração acredita que isso deve diminuir o movimento nos Ingleses.
O Centro de Saúde dos Ingleses ficou fechado por três meses neste ano para as obras de ampliação, que começaram em dezembro do ano passado. Durante o período em que ficou fechado, o atendimento precisou ser transferido para o Centro de Saúde de Canasvieiras.
Continua depois da publicidade
Com a reforma, o local foi ampliado para atender 10 mil pacientes ao mês e voltou funcionar na metade de julho, com a promessa de redução no tempo de espera. Conforme a prefeitura, o investimento na reforma foi de R$ 1,4 milhão.