Pedido pela Associação de Pescadores do bairro João Paulo há quase 20 anos, a construção do trapiche pode estar perto de sair do papel. A prefeitura de Florianópolis recebeu nesta segunda-feira a licença prévia para construção da obra. O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Alexandre Waltrick, falou sobre as novas definições no encaminhamento do projeto. Ouça a entrevista:

Continua depois da publicidade

Referências de trapiches do mundo todo foram usadas para consolidar o conceito. Esta é a primeira vez, em pelo menos 20 anos de reivindicação pela estrutura, que há um projeto executivo para a construção de um trapiche na baía, e que terá 250 metros de comprimento, em forma de T, protegido de ressacas cíclicas, um sistema de “fence” atenuando as ondas sem impactar o leito do mar, pontões flutuantes para os barcos de pesca e lado direito para expansão de vagas e barcos de passagem.

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior ressaltou a importância da obra para a região e explicou como vai funcionar o trâmite até a construção do trapiche. Ouça: