Entre início de janeiro até 2 de abril foram aplicadas cerca de 97 mil doses da vacina contra febre amarela em Joinville. Desde o início da imunização na cidade já são 227 mil aplicações – o número representa 47,97% da meta total que é de 473.262 injeções. Para atingir o restante do público-alvo, a prefeitura vem realizando diversas ações.
Continua depois da publicidade
Diariamente, 56 unidades básicas de saúde atendem a população para aplicar as vacinas, das 8h às 17h. No site da prefeitura há uma lista dos locais. Além da atenção diária, estão planejadas ações no Shopping Mueller no fim de semana e o Dia ‘D’ da imunização em 13 de abril. Na data, 15 postos de saúde abrirão.
A Gerência de Vigilância em Saúde também intensificou as ações em Pirabeiraba, já que a vítima que morreu em 28 de fevereiro morava no distrito. De acordo com Henrique Deckmann, gerente do órgão, equipes realizam diariamente visitas nas casas em um raio de até 500 metros da onde o homem trabalhava.
— Lembrando sempre que a vacinação começou em setembro do ano passado e que agora, com o óbito, a população está procurando mais ainda — conclui Deckmann.
No meio urbano, o agente transmissor do vírus é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Desde o mês passado, a Secretaria da Saúde, com apoio de soldados do 62º Batalhão de Infantaria, realiza mutirão de combate ao mosquito. Hoje, a ação inicia no bairro Floresta.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Procura por vacina aumenta após confirmação de morte por febre amarela em Joinville
Aparecimento de macacos mortos ou doentes pode ser indicativo da febre amarela