Seja em um dia de compras ou de descanso, os bancos da Rua XV de Novembro, no Centro, são um convite a relaxar as pernas e apreciar a paisagem. Apesar de serem disputados por quem passa pelas calçadas, nem todos estão em condições adequadas de uso.
Continua depois da publicidade
O Santa contou 23 bancos danificados entre os 108 instalados ao longo da via. A prefeitura afirma que tem planos de fazer a manutenção, mas que o vandalismo é uma das causas dos danos ao mobiliário urbano.
O principal problema constatado nos bancos é a falta de acabamentos na parte metálica que compõe o encosto. Nove bancos não têm. No espaço lateral que serviria como apoio para copos ou sacolas, feito em granito, mais problemas. Sete pedras estão quebradas. Em outros dois, o granito nem sequer existe.
Continua depois da publicidade
>> Confira na galeria de fotos detalhes de estragos nos bancos da Rua XV de Novembro
Ao sentar, são percebidos mais danos. Muitos bancos estão com as madeiras lascadas e sem pintura. Em cinco deles, as tábuas que formam o assento e o encosto foram retiradas. Em outro, o parafuso que prende a madeira à parte de ferro foi removido.
Apesar dos problemas, não há nenhum banco impossibilitado de uso.Recém-chegado a Blumenau, o escritor Eric Carvalho não vê problemas. Já o militar reformado Cláudio Mendes diz que a manutenção deveria ser permanente, pois interfere na forma como visitantes percebem o município.
_ Quando um turista vê um banco quebrado, aquela imagem de cidade limpa e organizada deixa de existir _ opina.
Continua depois da publicidade
Diretor de Serviços Urbanos, Cleber Santana explica que a prefeitura pretende fazer a manutenção dos bancos assim que o trabalho de melhoria no paver da Avenida Beira-Rio for concluído, mas não cita prazos. Algumas das madeiras do mobiliário estão ali desde que a Rua XV foi reurbanizada, no início dos anos 2000. Santana reforça que os encostos em piores condições já estão sendo trocados.
Ainda não se sabe quanto será necessário investir para deixar a Rua XV de Novembro com os bancos revitalizados, garantindo mais conforto à população.