Nesta segunda-feira, dia 14, a prefeitura de Florianópolis lança o programa Juro Zero Floripa, que concederá empréstimos de até R$ 3 mil para Micro Empreendedores Individuais e até R$ 5 mil reais para Micro Empresa. Esses valores serão oriundos do Fundo do Badesc e seu fundo de aval do Programa SC Garantias. O programa foi uma das promessas de campanha do prefeito Gean Loureiro (PMDB). A medida possibilita aos microempreendedores condições de acesso ao crédito sem cobrança de juros.

Continua depois da publicidade

— Com essa iniciativa, queremos retirar da informalidade mais de 20 mil trabalhadores, incentivando a geração de emprego e renda como também promovendo a inclusão e acesso a serviços financeiros, especialmente à população de baixa renda — afirma o prefeito.

Como funciona

Os empréstimos serão quitados da seguinte forma: para MEI, em oito parcelas, sendo a última paga pela prefeitura, caso haja quitação das sete parcelas iniciais em dia, e para ME, em 12 parcelas, sendo as duas últimas pagas pela prefeitura, caso haja quitação das 10 parcelas iniciais.

Continua depois da publicidade

Todos os solicitantes do empréstimo vão passar por análise dos pré-requisitos do programa e de crédito padrão dos agentes parceiros. Para facilitar a obtenção do recurso, a administração pública entra como avalista. O programa Juro Zero Floripa não contempla pagamentos de multa e dos juros de mora por atraso nos pagamentos das parcelas.

Leia as últimas notícias da Grande Florianópolis