Para tentar resolver e controlar as ligações e lançamentos irregulares tanto de esgoto sanitário quanto de água pluvial, a Prefeitura de Florianópolis fechou parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) de R$ 800 mil reais para o programa “Floripa se liga na rede”. A empresa Avalius, vencedora de licitação pública, vai executar 40 mil inspeções e vistorias no Norte da Ilha e Lagoa da Conceição.
Continua depois da publicidade
A ação vai priorizar pontos críticos da Capital, visando a melhora na balneabilidade das praias. Para o trabalho de identificação de lançamentos irregulares de esgoto, ligações inadequadas das águas pluviais e de fontes alternativas de água, a prefeitura desenvolveu um software para colher dados dos locais vistoriados.
O secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, acredita em uma melhoria na balneabilidade das praias a partir da fiscalização mais intensa.
– Nosso grande diferencial é o sistema georreferenciado, com ele teremos uma fiscalização em tempo real, com transparência – disse o secretário.
O lançamento foi feito em evento na Lagoa da Conceição, pelo prefeito Cesar Souza Júnior, que pediu a participação da população no processo de limpeza das praias.
Continua depois da publicidade
– Todo mundo tem direito à uma praia limpa, mas também têm o dever de preservar esta mesma praia. Precisamos de ação, trabalho, fiscalização e conscientização -disse.
Orientações:
A Casan disponibiliza em seu site, www.casan.com.br, informações de ações simples de como se evitar o descarte impróprio de resíduos:
– Não despeje óleo de cozinha ou gorduras de alimentos na rede de esgoto. Ao se resfriar, a gordura torna-se sólida e forma blocos que entopem os tubos da rede de esgoto;
– Limpe a caixa de gordura ao menos uma vez por semana, a gordura retirada deve ser ensacada e colocada no lixo;
Continua depois da publicidade
– Não jogue plástico, látex (camisinhas), absorventes e outros resíduos inadequados na rede de esgoto, esses materiais devem ir para o lixo.
A empresa ressalta ainda que: a rede de esgoto não foi projetada para receber as águas da chuva e desta forma se houver a ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.