Os mais de 150 milímetros de chuva que caíram em Joinville desde a sexta-feira transbordaram o rio Águas Vermelhas, na zona Oeste, e obrigaram a Defesa Civil a interditar o principal acesso ao bairro Morro do Meio. Por volta das 20 horas de ontem o trânsito na rua Minas Gerais foi interrompido.
Continua depois da publicidade
Os motoristas devem continuar usando o acesso pelo Vila Nova até que as chuvas parem e o nível do rio volte ao normal. O saldo das chuvas também deixou três casas isoladas no final da rua Willy Tilp, no bairro Nova Brasília, três muros derrubados e outras duas residências interditadas, uma no bairro Petrópolis e outra no Jardim Paraíso.
A Defesa Civil mantém estado de alerta na cidade nesta segunda-feira. A previsão é de que a o tempo nublado continue até a quinta-feira, mas com chuvas em volumes menores no Norte do Estado. Nestas segunda e terça-feira, segundo a Central RBS de Meteorologia, deve chover em torno de 20 milímetros.
Pelo menos 24 áreas consideras de risco foram avaliadas ontem e devem continuar sendo monitoradas. O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) enviou alerta à Defesa Civil da cidade, informando o o risco de deslizamentos no município.
Continua depois da publicidade
Desde a sexta até ontem á tarde, em todas as regiões onde há monitoramento das chuvas já havia ocorrido uma precipitação maior do que a média mensal da cidade. Os maiores volumes foram registrados na Rodovia do Arroz, na zona Oeste, e nos bairros Guanabara e e Itaum, na zona Sul da cidade _ todos com precipitações acima dos 110 mm.
A previsão é de que a o tempo nublado continue até a quinta-feira, mas com chuvas em volumes menores no Norte do Estado. Nestas segunda e terça-feira, segundo a Central RBS de Meteorologia, deve chover em torno de 20 milímetros.
O último relatório emitido pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública na noite de ontem informava que a Defesa Civil permanecia em estado atenção, principalmente por causa do alto risco para deslizamentos nas áreas próximas a encostas e barrancos.
Continua depois da publicidade
Devido à elevação dos níveis dos rios Águas Vermelhas e Rio do Braço, foram abertos, nos bairros Nova Brasília e Morro do Meio, dois abrigos provisórios, nas escolas Senador Rodrigo Lobo (Jardim Sofia) e Ruben Roberto Schmidlin (Morro do Meio). Até o momento, não há desabrigados na cidade.
(47) 8433-6599
É o telefone da Defesa Civil para informar emergências.