Uma ação para evitar alagamentos em Florianópolis começou nesta semana. De acordo com a prefeitura, está sendo feito um trabalho de recuperação da capacidade de drenagem das bacias com abertura de valas, limpeza de galerias fluviais e tubulação de rua. O prazo para a execução das obras é de 45 dias.
Continua depois da publicidade
Serão usados cerca de R$ 2,8 milhões para ação, provenientes de recursos do Ministério da Integração Nacional. Os trabalhos serão feitos nas regiões Norte, Sul, Leste, Central e Continental de Florianópolis. As duas empresas que foram vencedoras da licitação vão utilizar cinco caminhões para transporte de sedimentos, cinco hidrojatos para galerias e tubulações e cinco escavadeiras para canais e valas de drenagem a céu aberto, sendo três equipamentos para cada área da cidade.
O diretor municipal da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, afirma que esta é a maior operação de drenagem dos últimos anos em Florianópolis e vai contar com o auxílio dos intendentes da prefeitura.
— Eles que conhecem e vivem os bairros todos os dias, então vão nos indicar onde há maior necessidade para realizarmos esse trabalho e conseguirmos recuperar os principais pontos — explica.
Continua depois da publicidade