Um surto de coronavírus contaminou pelo menos 10 pessoas em um lar de idosos em Florianópolis. Segundo a prefeitura da Capital, o caso já estava sendo acompanhado pela Vigilãncia Epidemiológica desde o dia 20, quando uma idosa que morava no local morreu por covid-19.
Continua depois da publicidade
Os funcionários do lar já haviam sido afastados por prevenção e os idosos estavam isolados durante a investigação dos profissionais de saúde. Nesta sexta-feira (26) todos foram testados para covid-19 e nove pessoas tiveram resultado positivo – quatro idosos e cinco funcionários.
A prefeitura informou que vai fazer uma nova desinfecção em todo o lar e substituir todos os funcionários do local. Um processo administrativo será aberto pela Vigilância Sanitária para apurar se houve alguma infração sanitária.
A situação do coronavírus nas chamadas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) tem sido acompanhada com atenção pelas autoridades em Santa Catarina. O morador de um lar de idosos em Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, foi a primeira vítima fatal do coronavírus em SC, no dia 25 de março.
Segundo o painel de monitoramento da covid-19 em ILPIs feito pelo Ministério Público de SC, em Florianópolis existem 787 moradores em instituições desse tipo, e até a semana passada havia apenas um caso confirmado entre funcionários e nenhum entre residentes. No Estado inteiro, segundo o MPSC, ao menos 86 idosos em ILPIs foram confirmados com covid-19, além de 29 trabalhadores.
Continua depois da publicidade