A prefeitura de Florianópolis estuda a possibilidade de construir seu Centro Administrativo no local onde atualmente funciona o Terminal Cidade de Florianópolis, no Centro.
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De acordo com o vice-prefeito e secretário de Transportes e Terminais, João Batista Nunes, o prefeito Dário Berger determinou que seja feito um estudo para determinar qual deve ser o tamanho da construção para atender a demanda do município. A partir deste estudo, a prefeitura deverá encaminhar um projeto de lei à Câmara de Vereadores para alterar o gabarito da área:
– Tem que ser um gabarito adequado com a região. Todas essas questões técnicas estão sendo discutidas e a vontade política do prefeito é, o mais rápido possível, encaminhar à Câmara para se mudar o gabarito e otimizar aquele área para o centro.
Atualmente, Florianópolis não tem um centro administrativo. O prédio na Rua Conselheiro Mafra, que é sede de diversas secretarias, é alugado. O da Rua Tenente Silveira, onde funcionam outros setores, é do governo do Estado e foi cedido ao município.
O vice-prefeito calcula que o investimento para a construção do centro fique entre R$ 15 milhões e 20 milhões. Destes, R$ 7 milhões vêm da venda do prédio onde funciona o Pró-cidadão, no Centro.
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– O Pró-cidadão já foi vendido por meio de leilão, onde o município arrecadou R$ 7 milhões. Esse dinheiro já está numa conta vinculada à construção do novo prédio.
Transporte coletivo
Atualmente, há ainda 52 linhas de ônibus que utilizam o Terminal Cidade de Florianópolis. Para que ele seja desativado, as linhas terão que passar para o Terminal Integrado do Centro (Ticen). A prefeitura estuda como será feita a mudança destas linhas.
– A Secretaria de Transportes determinou que por enquanto não haja nenhuma mudança. Já foi feito em 29 linhas, que saíram do terminal Cidade de Florianópolis pro Ticen. Nós determinamos agora uma segurada para reanalisar inclusive até se precisa de uma ampliação do Ticen ou mesmo colocar algumas linhas lá no Continente, nos terminais que infelizmente ainda não foram ativados, como o do Jardim Atlântico e Capoeiras – disse o vice.
O vice-prefeito também destacou a responsabilidade dos outros municípios no transporte coletivo da Grande Florianópolis:
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– Todas as empresas da Grande Florianópolis vêm em direção ao Ticen. Então o município de Florianópolis paga um preço muito caro em atender essa demanda, mais de 500 ônibus intermunicipais que passam pelas nossas pontes diariamente. Ou todos (os municípios) se unem pra buscar soluções imediatas em parceria com o governo do Estado, ou Florianópolis, num curto espaço de tempo, vai deixar de ter essa possibilidade de outras linhas, de outros municípios, entrarem principalmente na Ilha.
Os secretários de Transporte dos municípios da Grande Florianópolis irão discutir o assunto em uma reunião na próxima semana.