A Prefeitura de Joinville enviou para a Câmara de Vereadores na terça-feira projeto de lei que prevê a implantação de um serviço público de bicicletas de aluguel. Isso significa que ficarão à disposição da população em estações espalhadas por vários pontos da cidade. Mas para virar realidade o projeto precisa ser votado e aprovado pelos vereadores.
Continua depois da publicidade
Segundo planejamento do Ippuj, as magrelas poderão ser usadas todos os dias da semana, das 6 às 22 horas, após preenchimento de um cadastro. A bicicleta pode ser usada por períodos preestabelecidos sem custo, quantas vezes por dia o usuário desejar. Acima desse tempo há cobrança de pequeno valor como aluguel.
O presidente do Ippuj, Vladimir Constante, destaca que Joinville tem vocação para o uso de bicicletas por causa da topografia e uma rede de ciclovias e ciclofaixascom mais de 115 quilômetros e um plano de oferecer 600 quilômetros.
No começo, serão 300 bikes
Continua depois da publicidade
O plano elaborado pelo Ippuj prevê a implantação de até 90 estações de integração. Na primeira etapa, serão 30 estações instaladas em praças, parques, prédios públicos, shoppings, universidades e outros locais de grande circulação de pessoas, no Centro e nos bairros.
No começo, com 300 bicicletas, as estações estarão mais concentradas a partir da região central, num raio de quatro quilômetros, entre da estação ferroviária à Univille, no sentido Sul-Norte, e do Parque Zoobotânico à Cidadela Cultural Antarctica, no sentido Leste-Oeste.
A intenção é chegar a 900 bicicletas e 90 estações da Sociedade Vera Cruz à Univille, e da Expoville à Fundição Tupy.
Continua depois da publicidade