A reunião entre o Sindicato dos Servidores Públicos de Joinville (Sinsej)e a Prefeitura sobre a superlotação no Hospital Municipal São José terminou em acordo entre as partes na manhã desta quarta-feira. Dentro do possível, as sugestões feitas pelo sindicato serão colocadas em prática, além das medidas que já vinham sendo providenciadas pelo Hospital.
Continua depois da publicidade
Uma delas é o remanejamento de um médico hospitalista que auxilia no gerenciamento de leitos para o pronto-socorro e a ampliação de oferta de exames de alto custo, como a ressonância magnética, para dar fluxo ao atendimento.
Os casos de pacientes que já haviam recebido alta, porém permaneciam aguardando os familiares, também estão sendo solucionados. Hoje havia apenas dois pacientes nessas condições. Um sob custódia judicial e outro esperando a manifestação da família, porém ele ainda não estava de alta.
– A Prefeitura se comprometeu a agilizar os casos de assistência social, que estão ocupando leitos sem necessidade – disse o presidente do Sinsej, Ulrich Beathalter.
Continua depois da publicidade
O Município também solicitou ajuda do Hospital Regional Hans Dieter Schimdt e ajudou a viabilizar a abertura de duas salas cirúrgicas na unidade hospitalar da zona Leste. Equipamentos do Hospital Materno-Infantil estão sendo remanejados para o Regional.
O São José sofre com a superlotação desde a semana passada. Na manhã desta terça-feira, a Prefeitura já havia se antecipado ao ato de paralisação realizado pelos servidores do pronto-socorro e apresentou duas medidas para amenizar o problema.
Uma delas foi a suspensão temporária das cirurgias eletivas _ casos em que não há urgência e emergência de o paciente ser operado _ e a transferência de oito pacientes estáveis para outros hospitais.
Continua depois da publicidade
Até a manhã desta quarta-feira, havia 107 pacientes internados no pronto-socorro, sendo que o setor conta com 47 leitos.
– Joinville está absorvendo muitos pacientes da macrorregião e isso também provoca superlotação. O nosso hospital trabalha bastante e atende a todo mundo – destacou o secretário municipal da saúde, Armando Dias Pereira Júnior.