A prefeitura do Rio voltou atrás e anunciou, nesta sexta-feira, uma operação especial para garantir que os participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) possam realizar uma peregrinação e uma vigília na noite de sábado para domingo, antes de acompanhar a missa de encerramento do evento, com presença do papa Francisco, no domingo pela manhã, na praia de Copacabana.
Continua depois da publicidade
>> Leia mais notícias sobre a visita do Papa
Continua depois da publicidade
Inicialmente, com a transferência dos eventos de Guaratiba para a Zona Sul devido à falta de condições do terreno cedido por empresários à JMJ, os organizadores estavam desestimulando a caminhada e a vigília. Nesta sexta, em entrevista coletiva, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, ao lado de outros executivos municipais, anunciou o esquema para a vigília e a missa de domingo.
A nova rota terá 9,5 quilômetros, começando na Avenida Presidente Vargas, na altura da Central do Brasil. O trajeto passa por Avenida Rio Branco, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo e Túnel Novo, chegando a Copacabana. Os peregrinos são convidados a passar a noite na praia, assim como aconteceria em Guaratiba, e não é recomendado o uso de barracas. Para os que quiserem retornar aos alojamentos após a vigília de oração em Copacabana com presença do Papa, na noite de sábado, serão montados bolsões de ônibus na enseada de Botafogo e Ipanema.
Em outra entrevista, também nesta sexta-feira, Eduardo Paes admitiu falhas da própria administração municipal na organização da JMJ. E negou que a prefeitura tenha gasto verba pública na preparação do evento em Guaratiba.
Continua depois da publicidade
O roteiro do Papa
Sábado
Catedral – Francisco faz o sermão em missa com presença de bispos e religiosos na Catedral de São Sebastião, às 9h.
Autoridades – Participa de evento com autoridades, artistas, representantes da sociedade e personalidades no Teatro Municipal, às 11h30min.
Copacabana – Às 19h30min, o Papa estará na vigília de oração com os participantes da JMJ em Copacabana (que substitui o Campus Fidei, em Guaratiba), com duração prevista de duas horas.
Continua depois da publicidade
Domingo
Missa – Às 10h, o papa Francisco celebra a missa de encerramento da JMJ, em Copacabana.
Às 12h, faz oração do Angelus Domini.
Almoço – Às 14h, volta de helicóptero à residência no Sumaré para almoçar.
Voluntários – Participa de reunião com voluntários da Jornada no Riocentro, às 17h30min.
Retorno – O Papa fará discurso de despedida no aeroporto do Galeão, às 18h30min.