Construído em 1958 na Praça João Ribeiro, em frente à Catedral de Lages, na Serra de Santa Catarina, o monumento em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas foi derrubado na manhã desta terça-feira (10), com auxílio de uma escavadeira.
Continua depois da publicidade
A retirada do monumento, segundo a assessoria do prefeito Antônio Ceron, é parte de um projeto de revitalização da área central da cidade que iniciou ainda em 2015, com a instalação da rede subterrânea de energia.
O espaço deixado pelo monumento será ocupado por turistas que visitam a cidade na temporada de inverno, especialmente durante a Festa Nacional do Pinhão, acredita a Prefeitura. A conclusão foi tirada pela administração municipal com base em debates de longos 10 anos, envolvendo Prefeitura, Câmara de Vereadores, instituições ligadas ao comércio e comunidade.
Por envolver a memória afetiva da população, que usou a construção para brincadeiras durante gerações, outro monumento, semelhante ao primeiro, será erguido nas proximidades – distante cerca de dois metros do ponto estava o monumento o projetado à época da construção por João Preto, um arquiteto local.
Além da reformulação da escultura, outras 16 árvores ornamentais serão substituídas na praça, por plantas nativas. Ainda no 1º semestre de 2020 a manutenção da praça deve ser concluída, prometeu a prefeitura.
Continua depois da publicidade
Leia também
"É preciso manter os pés no chão e a mente aberta. Há muito trabalho pela frente", diz Amandinha
Vídeo: Amandinha agradece apoio de torcedores no jogo que garantiu título às Leoas da Serra