O prefeito de Sangão, Dalmir Carrara Cândido (PP), decretou situação de emergência nesta segunda-feira (27). A medida foi tomada por causa dos estragos provocados por um temporal que atingiu o município na última sexta-feira (24). A chuva causou diversos estragos, alagou ruas, derrubou pontes e chegou a causar a interdição da BR-101, que corta a cidade.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Defesa Civil, os esforços estão concentrados em garantir a ajuda humanitária às famílias atingidas e também no restabelecimento de acessos e ruas da cidade, além de retomar o fornecimento de água, que foi prejudicado por causa do temporal.
O coordenador da Defesa Civil, Anderson de Carvalho Nandi, diz que 54 famílias foram atingidas diretamente por estragos provocados pelo temporal. Dessas, 20 ainda estavam desalojadas até esta segunda-feira. Ele também informou que 884 imóveis estão sem o fornecimento de água.
Na parte de infraestrutura, 42 ruas foram atingidas pela chuva. Dessas, 16 estão totalmente destruídas. Três pontes também precisarão ser reconstruídas e uma quarta está sob avaliação.
Nandi afirmou que ainda não há um levantamento detalhado sobre o quanto de dinheiro será necessário para reconstruir as estruturas que foram danificadas na cidade, já que esse trabalho requer mais tempo para ser feito.
Continua depois da publicidade
Aulas suspensas
Durante a manhã, a prefeitura decidiu suspender as aulas até quarta-feira (29). A medida atinge diretamente 900 alunos, entre estudantes do ensino infantil até a 5ª série do ensino fundamental. Nas escolas estaduais, o cancelamento das atividades ocorreu apenas nesta segunda-feira. Na terça-feira (29), os alunos devem voltar às salas de aula.
BR-101 parcialmente interditada
O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) segue trabalhando no local para consertar a cabeceira de uma ponte que cedeu, próxima ao acesso à cidade de Sangão. A expectativa do órgão é liberar completamente o trânsito nos dois sentidos, a partir de terça-feira.
Até a liberação total, foi feito um desvio para quem segue no sentido Sul, usando a pista para quem vai ao norte.