A Prefeitura de Schroeder busca uma solução para diminuir a fila de espera para consultas e exames especializados através do SUS. Na próxima segunda-feira, a Câmara de Vereadores deve votar um projeto do Executivo autorizando o município a firmar parceria com o Instituto Vida, de Blumenau, para atender aos pacientes que aguardam há mais tempo.

Continua depois da publicidade

Hoje, Schroeder tem 100% de cobertura na rede básica de saúde, mas conta com só um especialista, que atende na área de ginecologia. Cerca de 1,6 mil pessoas aguardam consulta em várias especialidades.

O secretário de Saúde, Orlando Tecilla, explica que os pacientes que dependem de consultas e exames de média e alta complexidade são levados diariamente a hospitais de outros municípios que são referência nas especialidades, como Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau, Florianópolis e Curitiba.

A maioria dos pacientes na fila de espera é para cardiologia, com aproximadamente 600 pessoas, e ortopedia, com 300. Os hospitais oferecem cotas de consultas para atender aos moradores de Schroeder, mas a quantidade mensal é de acordo com a especialidade.

Continua depois da publicidade

– Alguns pacientes chegam a esperar mais de um ano. Há casos em que é preciso fazer cirurgia, mas dependem da consulta com o especialista – comenta Tecilla.

Caso o projeto seja aprovado pelos vereadores, a expectativa da Prefeitura é que os atendimentos iniciem no próximo dia 20, no posto de saúde central. Inicialmente serão oferecidas consultas com cinco especialistas nas áreas mais procuradas – cardiologia, ortopedia, ginecologia e cirurgia geral. Também serão disponibilizadas ultrassonografias, exames complementares e anestesiologista. Uma vez por semana, dois médicos se revezarão nos atendimentos, das 7h30 às 16h30. O convênio tem validade de um ano e custará R$ 50 mil por mês à Prefeitura.

A intenção é oferecer pelo menos mil consultas através da parceria. Tecilla destaca que o convênio vai amenizar o problema de forma emergencial, devido à falta de especialistas interessados em trabalhar no município pelo SUS. Em agosto, a administração pretende abrir um processo seletivo para contratar médicos temporários. A intenção é lançar edital para um concurso público na área da saúde no ano que vem.

Continua depois da publicidade

O presidente da Câmara de Vereadores, Valdevino Anjos dos Santos (PMDB), acredita que o projeto será aprovado. Para ele, o convênio é a melhor solução para agilizar os atendimentos.