A Prefeitura de São José, na Grande Florianópolis, está com 10 cavalos disponíveis para adoção, na cidade. Para ter direito aos animais, é preciso realizar um cadastro junto à Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FMADS).
Continua depois da publicidade
Os cavalos disponíveis foram resgatados de situação de abandono, nas ruas da cidade. Segundo a prefeitura, desde 2018, foram recolhidos 36 animais. Parte deles foi repassada para entidades ligadas à saúde, que oferecem tratamentos como a equoterapia.
A FMADS mantém um convênio com a Cavalaria da Polícia Militar, que cuida dos animais resgatados. Os cavalos recebem todo o cuidado veterinário de que precisam, como a aplicação de vacinas, tratamento médico em casos de doenças e alimentação adequada, além de treinamento, caso seja necessário. A prefeitura arca com os custos dos medicamentos e alimentação, enquanto a PM cuida do restante.
Enquanto os cavalos recebem a avaliação veterinária e os cuidados, a FMADS tenta encontrar os donos. Caso eles não sejam localizados, os animais são disponibilizados para doação.
Podem se cadastrar pessoas físicas e entidades, que pretendam usar os cavalos para fins que não causem transtornos físicos aos animais. O registro pode ser feito pelo telefone (48) 3381-0000 (ramal 4417 ou 4409).
Continua depois da publicidade
Depois de realizar o cadastro, os interessados serão avaliados pela Fundação. A análise considera, entre outras coisas, o espaço disponível para os animais se desenvolverem e o uso que eles terão depois que forem entregues.
Os cavalos recebem ainda um chip de identificação. Anualmente, a prefeitura realizará novas análises para saber se os animais estão recebendo todos os cuidados necessários.