A Prefeitura de São José vai começar a demarcar, na segunda-feira (20) as 5 mil vagas que serão usadas para o estacionamento regulamentado, a chamada Zona Azul. Nesses locais, os motoristas que pararem os carros precisarão pagar uma taxa por hora. Na primeira etapa do projeto, a tarifa será cobrada nos bairros Campinas e Kobrasol.

Continua depois da publicidade

Neste primeiro momento, as vagas demarcadas ficarão nas ruas Eugênio R. Koerich, Avenida Cruz e Souza, Rua Dinarte Domingues, Rua Adhemar da Silva, Avenida Elizeu Di Bernandi, Avenida Presidente Kennedy, Rua Emerson Ferrari, Rua Victor Meireles, Rua Margarida Abreu, Rua Capitão Adelino Plat, Rua Pref Silvestre Phillipi, Rua 19 de março, Avenida Altamiro Di Bernandi e Rua Charles Ferrari.

Conforme a prefeitura, a medida tem como objetivo aumentar a rotatividade de veículos e pessoas nessas áreas, já que os motoristas não poderão deixar os carros parados por mais de duas horas no mesmo local. Nas vagas destinadas a pessoas com deficiência, será possível parar por até quatro horas A cobrança deverá começar no mês de junho.

Os motoristas de carros terão que pagar R$ 2,50 por hora. Para as motos, a tarifa será de R$ 1,25 por hora. O pagamento poderá ser feito em parquímetros ou com os monitores da empresa contratada para gerenciar o serviço. Há também a possibilidade de usar um aplicativo ou de comprar cartões em pontos de venda.

Veja no Mapa abaixo as ruas que vão receber a Zona Azul em São José:

Próximos bairros

Depois de implantar o sistema em Campinas e no Kobrasol, a Zona Azul deverá ser estendida para as ruas próximas à sede dos Correios, no bairo Nossa Senhora do Rosário, na Avenida Leoberto Leal e arredores, em Barreiros, Forquilhinhas e no Centro Histórico de São José.

Continua depois da publicidade