Com o objetivo de contribuir para o aumento nos índices de qualidade da educação de Rodeio e promover o desenvolvimento de cidadãos para projetá-los para a sociedade do conhecimento, a Prefeitura de Rodeio está implementando um conceito inovador e pioneiro de educação.

Continua depois da publicidade

> Guia completo para chegar a nota mil na redação do Enem

Trata-se do projeto Escola do Amanhã, que em parceria com as instituições SENAI, SESI e SENAC atende alunos do 1º ao 9º ano, oferecendo oportunidades de acesso a diferentes áreas de conhecimento e um despertar de habilidades, que além de promover atitudes e valores também estimulam o exercício da cidadania entre os estudantes.

A Escola do Amanhã foi projetada para ser um programa de iniciação profissional, mas avançou para muito além disso, sendo hoje um programa de desenvolvimento humano planejado e organizado para oferecer muito mais do que cursos no contraturno escolar. De acordo com a prefeitura de Rodeio, o maior objetivo com a Escola do Amanhã é inovar para que os jovens e as crianças de hoje se tornem empreendedores.

Educação Maker

O Projeto Escola do Amanhã aposta no conhecimento por meio do método de aprendizagem inovador conhecido como Educação Maker para qualificar o ensino nas escolas municipais. Tendência na aprendizagem e muitas vezes restrito apenas a instituições de ensino particulares, a metodologia agora está se tornando acessível aos alunos das escolas municipais de Rodeio graças a esta idealização.

Continua depois da publicidade

> Ensino híbrido: entenda o que é, como surgiu e a metodologia usada

O termo Maker, em inglês, significa “fazer”. Logo, a proposta da Educação Maker é transformar osespaços de aprendizagem fazendo com que a escola se torne um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento. Um método de ensino onde literalmente se coloca a mão na massa.

— É um universo criativo onde se aprende a fazer, fazendo. Onde teoria e prática trabalham juntas — explicou Sílvia de Pieri, Gerente Executiva do SESI/SENAI.

A Cultura Maker visa também facilitar o aprendizado através da experimentação. O psiquiatra americano William Glasser é responsável por uma teoria de aprendizagem que afirma que ao experimentar o conteúdo apresentado, a retenção é ainda mais eficaz: a assimilação chega a 80%, contra 20% de quando apenas ouvimos.

Segundo especialistas na Cultura Maker, existem hoje menos de 1.000 espaços maker em todo o planeta e o município de Rodeio é orgulhosamente o idealizador de um desses espaços. Entre os temas abordados nos cursos disponíveis no momento estão: empreendedorismo, ciência e invenções, comunicação e mídias, games e tecnologia, robótica, moda, informática e orientação para o trabalho.

Continua depois da publicidade

Além disso, também faz parte do Projeto a oferta no contraturno e para todas as escolas da Rede Municipal, as aulas de teatro, onde são desenvolvidas as técnicas básicas por meio de exercícios e jogos que preparam para a atuação e para a improvisação. Atualmente, são atendidos aproximadamente 130 alunos, que têm a oportunidade de experimentar a atuação e a prática da montagem de uma peça teatral.

> Confira 10 redações nota mil no Enem aprovadas pelo MEC

Inicialmente, somente os alunos das séries finais (6º ao 9º ano) tiveram acesso, mas o sucesso do projeto foi tão grande que as vagas foram estendidas também aos alunos da rede municipal que cursam o Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Atualmente, há mais de 400 alunos participando das aulas e as vagas estão esgotadas para o ciclo atual. O programa teve início no ano de 2019 e está sendo retomado só agora em função da pandemia. O céu é o limite para a educação.

A prefeitura informou ter um plano ainda maior para o programa através da Secretaria de Educação. Qualificar o ensino e oferecer um modelo de aprendizado inovador para os alunos das escolas municipais de Rodeio é uma prioridade para o órgão municipal.

Continua depois da publicidade

Somente no segundo semestre de 2021, serão investidos aproximadamente 400 mil reais, cerca de mil por aluno. A prefeitura anunciou também que já está projetando novidades para 2022.

A dedicação e ousadia em inovar busca ofertar as melhores práticas de ensino, organizando e disponibilizando novas maneiras de desenvolver todas as áreas do saber, indo muito além da educação formal e curricular.

Acesse o canal Vale de Transformações e confira mais conteúdos especiais do Vale do Itajaí.

Leia também

Entenda o que é o Negacionismo e saiba como identificar atos negacionistas

Confira 10 vezes que o Afeganistão caiu no Enem e nos vestibulares​

Conheça recursos de argumentação para usar na redação do Enem