O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Joinville vai ficar 7,87% mais caro a partir de janeiro de 2017.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura vai usar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, para reajustar o imposto.

Confira outras notícias de Joinville e região.

A decisão respeita o critério histórico de usar a variação dos 12 meses entre novembro e outubro, período que antecede todas as providências que precisam ser tomadas, como a impressão dos carnês e a montagem da estrutura para o atendimento aos contribuintes.

A oficialização do índice deve ser publicada no Diário Oficial Eletrônico. Na próxima semana, segundo a secretaria da Fazenda, serão divulgados os detalhes que envolvem o imposto, como a previsão de arrecadação para 2017, o número de carnês e todas as informações que os contribuintes precisam saber para fazer o pagamento com descontos.

Continua depois da publicidade

No reajuste de 2015 para 2016, o índice ficou em 9,93%. Para 2016 foram impressos quase 230 mil carnês, 6% a mais do que em 2015, e o valor estimado para entrar nos cofres da Prefeitura era de pouco mais de R$ 163 milhões.

A expectativa é de que os valores superem esses números em pelo menos 10% para 2017.

O aumento é, na verdade, o reajuste pela inflação, já que há a necessidade de atualizar anualmente os valores para o lançamento do IPTU com o objetivo de compensar a perda de valor da moeda.