A prefeitura de Joinville terá que construir 15 Centros de Educação Infantil (CEIs) até junho 2025. O número representa pelo menos 9.150 novas vagas. Atualmente, a cidade tem 8.797 crianças de até 5 anos aguardando na fila de espera. O acordo entre a gestão Adriano Silva (Novo) e Ministério Público (MP) foi assinado nesta segunda-feira (15).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O objetivo principal do acordo é zerar o número de crianças que aguardam na fila por uma vaga no CEI. Com o acordo, a prefeitura se compromete a seguir o Plano de Expansão de Vagas e também deverá cumprir as metas estabelecidas pelos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação nos prazos previstos.
O município ainda deve cumprir as metas de licitação e construção dos CEIs, além de permitir o acesso do MP e à Defensoria Pública ao acesso ao sistema de gestão de vagas, promovendo uma fiscalização permanente.
Em novembro de 2022, conforme o colunista da AN, Jefferson Saavedra, a fila de espera na educação infantil em Joinville passou de 10 mil vagas.
Continua depois da publicidade
A prefeitura pode ser multada em R$ 1 mil mensais caso descumpra uma dessas cláusulas e prazos fixados. Ainda há a possibilidade de ação executiva específica para exigir o cumprimento das obrigações acordadas. Os valores das multas, caso sejam aplicadas, serão destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA).
De acordo com o Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, há anos as crianças de Joinville estão sem o direito constitucional de acesso à educação infantil. Além disso, argumentou que o município fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o próprio Plano Municipal de Educação, de 2016, sem vagas disponíveis em CEIs.
Leia também
Joinville tem proposta para ampliação do Parque da Cidade
Idoso de 77 anos morre por complicações da dengue em Joinville
Região Norte de SC vai receber R$ 8,1 milhões da Lei Paulo Gustavo; veja verba por cidade