A Secretaria da Saúde reforça a necessidade e importância da vacinação após confirmação da primeira morte por febre amarela em Joinville. O óbito foi confirmado nesta quinta-feira (28) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). O paciente contraiu a doença na cidade.

Continua depois da publicidade

A Secretaria Municipal ressalta que monitorou a situação envolvendo a morte causada pela doença. Todos os processos foram acompanhados desde a solicitação do exame do material, em 12 de março, até a confirmação do resultado. Técnicos do setor de vão realizar a vacinação de casa em casa no raio de 300 metros do local provável de infecção.

A confirmação reafirma o alerta da Secretária quanto a necessidade de vacinação. Desde o segundo semestre do ano passado, a pasta vem intensificando as ações preventivas contra a doença, por meio da vacinação em todas as unidades de saúde e na área rural, com atendimento residencial.

Em janeiro deste ano, com a confirmação de morte de macacos no Paraná, em área localizada perto da divisa com a região Norte de Santa Catarina, as ações foram ampliadas. Unidades de saúde passaram a abrir também no sábado para facilitar o acesso da população.

A orientação da Secretaria da Saúde é que as pessoas que ainda não tomaram a vacina contra a doença, que procurem as unidades de saúdes próximas para a medicação preventiva. As pessoas devem levar junto a Carteira de Vacinação.

Continua depois da publicidade

O público-alvo são pessoas acima de 9 meses até 59 anos de idade. Uma dose basta para ficar protegido da doença. A meta de Joinville é imunizar 266 mil pessoas.