Em rodada de negociações com o Sindicato dos Servidores, realizada na manhã desta quinta-feira, a Prefeitura de Joinville ofereceu a reposição da inflação em cota única – em anos anteriores, o reajuste dos salários foi feito em parcelas. O INPC dos últimos 12 meses está em 5,62%.
Continua depois da publicidade
Mas para a definição do índice a ser aplicado na folha de maio e paga no início de junho, é preciso que o IBGE divulgue o índice de abril do INPC, o que só deve ocorrer em duas semanas.
A proposta inicial dos sindicalistas é de inflação mais 8% de ganho real (seria recomposição de parte das perdas salariais de anos anteriores). Houve avanços na hora-atividade do magistério (período em que os professores preparam as aulas, provas, entre outras atividades, mas não estão dentro de sala de hoje).
Hoje, 20% da carga-horária dos professores é para hora-atividade. O sindicato pediu e deverá levar 33%. Outra debate é sobre o vale-alimentação, ainda inconclusivo. As negociações continuam hoje à tarde, a partir das 14h30. As propostas do Executivo serão analisadas em assembleia geral às 19h desta quinta-feira.
Continua depois da publicidade