A Fundação Cultural e o Ittran, órgãos ligados à Prefeitura de Joinville, devem entrar em acordo até o fim de semana quanto à retirada do asfalto do pátio da Estação da Memória. A Prefeitura deve ser notificada nos próximos dias pela superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão ligado ao Ministério da Cultura responsável pela preservação e fiscalização de bens culturais.
Continua depois da publicidade
O pátio ao lado da Estação, no bairro Anita Garibaldi, foi pavimentado na semana passada a pedido do Ittran para que seja implantado o projeto Escola de Trânsito. Como o local é considerado um importante patrimônio arquitetônico e cultural de Joinville, é necessária uma autorização do Iphan para qualquer alteração. A obra irregular foi denunciada ao escritório do Iphan em São Francisco do Sul, que é subordinado à superintendência da Capital.
Nesta terça-feira, o órgão com sede em Florianópolis informou que não vai se manifestar à imprensa sobre o que aconteceu antes que a Fundação Cultural e o Ittran sejam notificados e ouvidos, mas é pouco provável que a decisão de retirar o asfalto seja revista. As obras para a restauração do local devem ser apenas negociadas entre os órgãos públicos de Joinville envolvidos na polêmica.
O diretor da Fundação Cultural de Joinville, Joel Gehlen, confirmou nesta terça-feira a espera de uma manifestação formal do Iphan. Segundo ele, nada pode ser feito por enquanto.
Continua depois da publicidade
Como quinta-feira é feriado de Corpus Christi, o Iphan deve notificar os órgãos municipais a partir de segunda-feira. O asfalto que serviria para a Escola de Trânsito ainda não foi sinalizado e deve permanecer assim até que uma solução seja negociada.