O protocolo de intenções que leva informações de combate à corrupção para milhares de alunos da rede municipal, firmado entre a Prefeitura de Joinville e o Ministério Público de Santa Catarina, se transformará nesta semana em um acordo de cooperação e adesão. A assinatura do termo faz parte das ações do Projeto O Que Você Tem a Ver Com a Corrupção? e será assinado nesta sexta pelo prefeito Udo Döhler e pelo promotor Affonso Ghizzo Neto.

Continua depois da publicidade

Até agora, mais de 300 pessoas – entre professores, diretores de escolas, orientadores e supervisores – foram capacitados para conversar com as turmas das 153 escolas municipais.

– Além disso, os alunos que já passaram pelas aulas estão usando o tema do combate à corrupção em outras iniciativas, como projetos de oratória – explica Silvane Kunde, gerente da unidade de assistência ao educando da Secretaria Municipal de Educação.

A cooperação institucional é inédita e dará a oportunidade de contato com o programa a toda a rede municipal, que tem mais de 60 mil alunos.

Além disso, hoje à noite, outra ação desenvolvida entre a Prefeitura e o Ministério Público será lançada e deve envolver os alunos da rede municipal. É o programa Conte até dez. A raiva passa. A vida fica, do Conselho Nacional do Ministério Público. A proposta é combater crimes cometidos por impulso, especialmente agressões e homicídios. Uma equipe de Florianópolis deve fazer o lançamento na escola Navarro Lins, no bairro Espinheiros, na zona Leste.

Continua depois da publicidade