“Sempre compensa pagar as contas em dia, tendo a chance ou não de ganhar prêmios”. Esse espírito rendeu ao servente de pedreiro Mateus Boeng, de 42 anos, um carro zero quilômetro neste fim de semana. Ele é morador do Jardim Paraíso, na zona Norte de Joinville, é diz que é a primeira vez que vai poder ter um carro na vida.

Continua depois da publicidade

Mateus foi um dos quatro sorteados no “IPTU Premiado”, uma promoção da Prefeitura de Joinville que dá um carro novo a quem paga o imposto em dia. A novidade foi criada por lei municipal no ano passado, com objetivo de diminuir a inadimplência dos contribuintes, e este é o primeiro ano em que o sorteio ocorre.

Os outros ganhadores, além de Mateus, foram Soeli Bernadete Schmitz, do Jardim Iririú; Valdemir Caviglia, do Costa e Silva; e Hernberto Nass, do Bucarein. Os nomes foram sorteados ao vivo, pela TV Brasil Esperança, na tarde de sábado.

Segundo a Prefeitura, 84,2 mil contribuintes pagaram o IPTU em dia e estavam concorrendo à premiação. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, o sorteio foi feito por empresa especializada e teve auditoria que validou os resultados.

Por lei, os prêmios tem até 90 dias para serem entregues, mas a Prefeitura quer fazer a entrega em até 15 dias. Esse período é necessário para analisar a situação dos ganhadores. Só pessoas físicas, que não tenham débito ou parentes de até terceiro grau na Prefeitura e cujo imóvel não seja comercial e não fique em terreno baldio estão aptos a ganhar o prêmio.

Continua depois da publicidade

Para outro sortudo, o marceneiro Valdemir Caviglia, 48, o carro vem em boa hora por dois motivos: um porque seu Fiat Uno 1997 está indo com frequência à oficina; outro, porque ele é um dos funcionários da Busscar que aguarda uma definição no futuro da empresa.