As recorrentes invasões ao morro Boa Vista levaram a Prefeitura de Joinville tomar uma decisão inusitada. Uma cerca de tela soldada de dois metros de altura será instalada ao redor de boa parte do morro.
Continua depois da publicidade
A estrutura será montada no final de cada uma das ruas que ficam na subida do morro. Além do morro do Boa Vista, uma parte do loteamento Juquiá também será fechada.
A decisão foi tomada depois que uma comissão integrada para impedir novas invasões de terrenos (composta por Fundema, Seinfra, Defesa Civil, MP-SC, PM, Polícia Ambiental e Celesc) chegou a conclusão que a melhor forma de evitar invasões aos fins de semana seria a instalação da cerca.
– O período que mais tem invasão é nos finais de semana. Daí depois de sermos alertados, precisamos dialogar com os invasores, o que nem sempre gera soluções boas. Assim, evitamos a invasão de forma eficiente – explica Aldo Borges, presidente da Fundema.
Para esse primeiro momento, a Fundema comprou cerca de 5 km de tela soldada, a um custo inferior a R$ 15 mil. O material deve ser entregue nas próximas semanas e a ideia da Prefeitura de Joinville é que o equipamento seja instalado na segunda quinzena de julho.
Continua depois da publicidade
A maior parte do material será utilizado no morro do Boa Vista, que constantemente é alvo de invasões. Recentemente, a Prefeitura demoliu um deck que estava sendo construído mais de 50 metros depois da última casa.
– Foram os moradores que vivem na região que alertaram a Fundema. Essa é uma medida fácil de ser tomada e que terá um efeito resolutivo muito bom, em pouco tempo. Esperamos evitar que o pulmão da nossa cidade seja afetado mais – comenta o prefeito Udo Döhler.
Em outra ação relacionada ao morro do Boa Vista, há dois meses foi concluído o plano de manejo da localidade e nos próximos meses deverá ser colocado em prática ação para efetuar a regularização fundiária. Na região, a moradores que estão lá há mais de 80 anos. Até hoje, esse pessoal não tem acesso a energia elétrica, entre outros investimentos em infraestrutura.