O presidente da Fundação Cultural de Joinville, Rodrigo Coelho, anunciou, neste sábado, que todos os museus da cidade estarão funcionando plenamente até o final do ano.
Continua depois da publicidade
Coelho participou do lançamento da 11ª Semana Nacional de Museus, abrindo uma extensa programação na Estação da Memória.
Depois da reabertura do Museu da Bicicleta, em março, e do Museu Arqueológico de Sambaqui, quinta-feira passada, o próximo da lista é a Casa da Cultura.
O espaço, que completou 40 anos em 2012, será reaberto até o final de junho, com investimentos de R$ 500 mil. Segundo Coelho, parte já foi paga e o restante virá de recursos da prefeitura.
Continua depois da publicidade
Até o final de 2013, serão reabertos o Fritz Alt, Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville, Museu de Arte e o Jardim do Mercado Municipal.
As obras totalizam R$ 800 mil, já assegurados pela Caixa Econômica Federal.
– Queremos aumentar o acesso do público à cultura -, disse Coelho.
Nesta segunda-feira, a prefeitura lançará outros dois projetos culturais.
Um deles busca incentivar o hábito da leitura tornando as obras acessíveis à população nos terminais de ônibus e outros espaços públicos.
O interessado poderá se cadastrar gratuitamente e pegar uma obra emprestada para ler durante a viagem e até levá-la para casa, sem pressa de devolvê-la às estações.
Continua depois da publicidade
O segundo projeto tem como objetivo resgatar o acervo pessoal da população.
Objetos e fotos que ajudem a contar o crescimento da cidade, o modo de viver, a história das imigrações, entre outros temas, serão catalogados e entregues aos museus
– Não queremos que a história se perca – completa Coelho.