Cercada por mistério desde o fim do ano passado, a reforma comandada pelo prefeito Udo Döhler (PMDB) aos poucos vai sendo conhecida. Ainda sem confirmação oficial, as mexidas na estrutura administrativa da Prefeitura de Joinville devem eliminar três pastas do governo: Fundema, Ittran e Secretaria do Planejamento. Enquanto isso, uma secretaria com a função de cuidar da zeladoria da cidade vai ser criada.

Continua depois da publicidade

:: PDF: a dança das cadeiras em Joinville ::

As mudanças devem promover uma dança das cadeiras em cargos do primeiro e do segundo escalões do governo. Entre os nomes mais relevantes para deixar seus cargos estão Aldo Borges (Fundema), Sérgio Ferreira (Promotur) e o diretor executivo Joel Gehlen (Fundação Cultural). Por sua vez, o atual presidente do Sindilojas, José Raulino Esbiteskoski, deve assumir a Promotur, enquanto Dolores Tomaselli deve ser indicada para a diretoria executiva da pasta cultural.

Nesta terça-feira, o assunto será apresentado a todo o secretariado e depois aos vereadores da base governista. Na sequência, o projeto, que deve contar com o corte de outros cargos comissionados, deverá ser encaminhado para o Legislativo, onde irá passar pelo crivo de comissões como Legislação e Justiça e Finanças antes de ir a plenário. Depois de aprovada a reforma, o governo terá pelo menos seis meses para implantar a nova estrutura.

Continua depois da publicidade

Alterações no secretariado

As reformas em secretarias também devem proporcionar uma série de mudanças em sedes dos órgãos do governo. A Cidadela Cultural será desocupada pelo Ittran e pode virar um espaço cultural – a ideia seria criar uma nova área gastronômica. Os funcionários do Ittran, que estarão alocados na Secretaria de Proteção Civil, irão trabalhar na antiga Prefeitura, na esquina das ruas Max Colin e João Colin.

Por sua vez, a Seinfra deixará o prédio que ocupa e irá para onde funciona a Fundema. No lugar da Seinfra, ficará a pasta criada para cuidar da zeladoria da cidade, também responsável pelos parques, que hoje estavam com a Secretaria de Planejamento.

Mesmo com os primeiros sinais das alterações, Udo ainda prefere não confirmar nenhuma alteração:

– Estamos programando mudanças em várias pastas, pequenos ajustes que se fazem necessários à estrutura. Vamos trocar alguns nomes, mas ainda não temos nada definido – comenta o prefeito.

Continua depois da publicidade