Com base em um estudo do estacionamento rotativo, a diretoria de trânsito e transportes da Secretaria de Urbanismo de Jaraguá do Sul protocolou nesta quarta-feira na Câmara de Vereadores projeto de lei para mudar as regras do serviço.

Continua depois da publicidade

A proposta, que prevê a ampliação do número de vagas e mudança do horário da cobrança nos dias úteis, para coincidir com o horário comercial, deve ser votada nos próximos dias. Se passarem pelos vereadores, as alterações devem ser colocadas em prática a partir de setembro.

A intenção é criar mais 80 vagas, que incluem estacionamentos para carros, e exclusivo para idosos, motocicletas, deficientes físicos, carga e descarga e veículos oficiais.

A ampliação ocorrerá nas ruas Henrique Piazera, Francisco Fischer e Expedicionário João Zapella, o que deve aumentar para 1.204 o número de vagas. Diretor de trânsito da secretaria, Márcio Roberto Ribas informa que as alterações foram uma reivindicação dos comerciantes instalados nas ruas.

Continua depois da publicidade

– A medida favorece o serviços de carga e descarga no começo da manhã. Solicitamos que o projeto seja colocado na pauta o quanto antes, por causa do recesso dos vereadores [marcado para ocorrer de 17 a 31 de julho. Nesta quarta-feira, estavam previstas mais três sessões]. Se for votado antes das férias, as alterações devem começar a valer em setembro – projeta.

Outra mudança no estacionamento rotativo foi no comando da concessionária do serviço desde fevereiro de 2011, a empresa paulista Hora Park. Agora, Luciano Cesconetto deve assumir como gerente operacional da empresa que explora o estacionamento rotativo em Jaraguá, no lugar de Vitor Hugo.

A análise para ampliação das vagas, segundo a Prefeitura, se deu pela necessidade de dificultar as áreas de fuga dos motoristas.

Continua depois da publicidade

– Isso inclui o pátio da Igreja Matriz e terrenos baldios nas áreas centrais. As ampliações dos estacionamentos estão ocorrendo conforme as necessidades dos lojistas – destaca Ribas. ?

O estacionamento rotativo voltou a funcionar em Jaraguá em julho do ano passado, após uma série de embates judiciais com a antiga empresa exploradora do serviço, a Cartão Jaraguá, mesma companhia que está administrando a Zona Azul de Joinville.

A empresa, que geria o estacionamento rotativo havia sete anos, teve o contrato reincidido em 2004, depois de a Prefeitura alegar calote. A empresa não participou da licitação concluída no ano passado.

Continua depois da publicidade