Para diminuir o impacto das enchentes em Jaraguá do Sul, teve início a substituição de tubulações por galerias pluviais. O objetivo é melhorar o escoamento das águas dos rios. Nesta semana, a obra da localidade de Ribeirão Cavalo foi concluída. Outras duas regiões da cidade contarão com a melhoria, orçada em R$ 1,78 milhão pela Prefeitura.
Continua depois da publicidade
:: Confira mais notícias de Jaraguá do Sul e região ::
O novo sistema de drenagem é uma reivindicação antiga da comunidade. O secretário de Obras Hideraldo Colle explica que a antiga tubulação não dava conta da vazão dos rios que cortam a cidade.
Continua depois da publicidade
Agora, as tubulações das galerias medem entre três e cinco metros de comprimento e têm dois metros de diâmetro, o que deve melhorar a vazão da água nos dias de chuva e evitar alagamentos. No que se refere ao sistema de drenagem de águas pluviais, já foram instalados 26.550 metros de tubulação.
– Os recursos são provenientes do próprio município e foram escolhidas as regiões do Braço do Ribeirão Cavalo, Ribeirão Cavalo e Ilha da Figueira, que sofreram bastante nas enchentes de junho deste ano – explica o subgerente da fábrica de tubos da Prefeitura, Alcides Donat.
A Secretaria de Obras de Jaraguá do Sul também realiza um levantamento da infraestrutura do município. Neste estudo, que será divulgado nos próximos dias, foi relatado que a cidade tem hoje 138 pontes. Destas, 43 são com estrutura de madeira e têm uma vida útil mais curta.
– O estudo vai apontar as nossas prioridades e quais as pontes que deverão ser trocadas.
Nos próximos dias, as galerias do bairro Ilha da Figueira serão concluídas. Hideraldo Colle afirma que outros locais também serão contemplados com as obras, mas ainda não foram definidos. Ele ressalta que o trabalho está sendo pensado em longo prazo.
Continua depois da publicidade