A prefeitura de Gaspar lançou o edital de licitação para a contratação da nova empresa de transporte coletivo da cidade. Atualmente, o serviço na cidade é feito pela empresa Coletivo Caturani, que assumiu por meio de um contrato emergencial em outubro de 2016, depois que a antiga concessionária deixou o serviço.

Continua depois da publicidade

A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para 30 de agosto e vai definir a nova empresa que assumirá o transporte coletivo de Gaspar pelos próximos 20 anos. Depois do resultado da licitação, há um prazo de 180 dias para que a empresa vencedora comece a operar de forma definitiva.

O edital de licitação foi baseado na mesma estrutura existente hoje na cidade e prevê que a nova empresa ofereça 20 ônibus, sendo dois reservas, para operar as 17 linhas existentes. Algumas novas vias criadas nos últimos anos, como a própria Ponte do Vale, foram incorporadas às rotas dessas linhas atuais para permitir novos trajetos. Os veículos devem ter média de oito anos e limite máximo de 15 anos de uso.

A vencedora será a empresa que apresentar a menor tarifa, mas o valor máximo estipulado pela prefeitura é de R$ 4,05. Atualmente a tarifa na cidade é de R$ 4,00. Os reajustes vão ocorrer sempre no dia 1º de dezembro.

As principais novidades do contrato em relação ao que existe hoje é a acessibilidade nos ônibus e o monitoramento de GPS, que deve ocorrer em até seis meses depois do início da nova operação. Segundo o prefeito Kleber Wan-Dall, a prioridade nesse momento é resolver a questão do transporte coletivo na cidade com um contrato definitivo, saindo do momento de emergência. Outras possíveis ações para melhorar o serviço na cidade seriam discutidas ao longo do tempo com a nova empresa vencedora da licitação.

Continua depois da publicidade

Confira mais notícias em santa.com.br