Um computador da prefeitura de Garopaba teria sido usado para favorecer a campanha da coligação As Pessoas em Primeiro lugar, do candidato Raimundo Colombo (DEM). A máquina foi apreendida pela Justiça Eleitoral na quarta-feira. O assessor de imprensa da prefeitura, Fábio Teixeira, admitiu ter enviado um e-mail com informações da passagem do candidato a vice-governador na chapa, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), pela cidade. Mas ele argumentou que foi por engano.
Continua depois da publicidade
A denúncia
O diretório municipal de Garopaba do Partido Progressista (PP) apresentou a denúncia contra o prefeito Luiz Carlos Luiz, do PMDB, mesmo partido de Moreira. A representação continha a imagem de um e-mail enviado para endereços do cadastro de comunicação da prefeitura.
Continua depois da publicidade
O título era “O candidato a Vice-Governador, o médico Eduardo Pinho Moreira esteve em Garopaba nesta quinta-feira (26)”. Além de contar a visita do político, dizia que ele passaria por outras cidades da região.
Assessor se defende
Fábio Teixeira falou que se confundiu.
– Eu estava em casa fazendo alguns trabalhos para a prefeitura quando fui enviar uma matéria que redigi para o site Garopaba Mídia, onde também trabalho. Usei sem querer o e-mail da prefeitura e mandei a matéria para umas 400 pessoas. Foi um equívoco.
Prefeito se defende
De acordo com o promotor Gláucio José Souza Alberton, que pediu a inspeção judicial, o prefeito pode responder processo por improbidade administrativa.
– Eu não uso e nunca usei a máquina pública. Já pedi para abrir uma sindicância para apurar o caso. Não temo nenhum processo porque não fiz nada de errado – declarou o prefeito de Garopaba.
Continua depois da publicidade
Processo vai ao TRE
Uma perícia será realizada na máquina. Quando o trabalho for concluído, o processo será enviado para os procuradores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A assessoria de comunicação da coligação As Pessoas em Primeiro Lugar afirmou não conhecer e nem ter envolvimento com o assunto e preferiu não se manifestar.