Agentes da Guarda Municipal de Florianópolis estão mapeando pelo menos 30 pontos da região central para dar andamento ao projeto de uso das câmeras de videomonitoramento para aplicar autuações de infrações de trânsito. Até esta segunda-feira (13), oito deles já estavam sendo fiscalizados.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Alceu Pinto Júnior, devem ser privilegiados pontos de grande fluxo de pessoas, como entradas de escolas, prédios públicos e o Ticen.
O objetivo da iniciativa, segundo o secretário, é melhorar a mobilidade nesses locais, além de poder direcionar o efetivo da Guarda Municipal para outras atividades. Com as câmeras, será possível que um grupo de agentes emita as autuações sem estar presente no local em que a infração for cometida.
Para que a fiscalização seja feita de forma correta, as câmeras foram reposicionadas e tiveram as resoluções melhoradas. Com isso, é possível que os guardas possam visualizar as placas dos motoristas infratores, para emitir de forma precisa as autuações. O secretário explica ainda que, em todas as ruas em que o videomonitoramento está sendo usado para fiscalizar o trânsito.
— Em locais de grande movimento, está sendo feita uma campanha com a Guarda Municipal, orientando o trânsito — diz o secretário, afirmando que o projeto estará em pleno funcionamento ainda neste primeiro semestre.
Continua depois da publicidade
Monitoramento nas praias e bairros
O secretário adiantou também que o projeto deverá ser estendido aos bairros e também nas praias. Isso porque o problema de estacionamento proibido e do desrespeito às regras de trânsito é histórico na cidade, principalmente em épocas de temporada de férias. Essa segunda etapa pode começar a funcionar ainda neste ano.