Equipes da prefeitura da Capital iniciaram a remoção das pedras colocadas irregularmente na orla da praia de Ingleses. Segundo relatos da população local, a obra foi iniciada no fim da semana passada, normalmente durante a noite, sem autorização da Floram. Os proprietários apresentaram um documento da Fatma para justificar a ação, porém a validade não foi confirmada pelo órgão estadual. O trabalho da prefeitura se estenderá alguns dias, pois vai atuar na remoção de outras obras particulares realizadas irregularmente na orla do balneário do norte da Ilha.
Continua depois da publicidade
Visão estratégica
Rodrigo Barletta, oceanógrafo e gerente de projetos da multinacional norte-americana CB&I, especializado em gerenciamento costeiro radicado em Florianópolis, acaba de retornar dos EUA. Ele participou do seminário nacional sobre preservação das praias, em Fort Lauderdale. Doutor em engenharia ambiental pela UFSC, Barletta é um dos maiores especialistas no país em projetos de engordamento de praias. E não tem dúvida: é preciso que discuta este problema com a seriedade necessária.
Aliás
Continua depois da publicidade
Barletta explica que nos Estados Unidos já existem dotações orçamentárias específicas para estudos ambientais e implementação dos programas de engordamento das faixas de areia. “O retorno se dá na medida em que recuperam-se as áreas para o turismo, mas por aqui ainda estamos longe.”
Hermanos
Gean Loureiro e Vinicius Lummertz estão em Buenos Aires onde participam da Fita, considerada a maior feira de Turismo de Florianópolis. O prefeito e o presidente da Embratur querem apresentar os atrativos locais aos hermanos, já que 25% de total dos argentinos que vêm ao Brasil visitam Santa Catarina.
Acompanhe as últimas publicações de Rafael Martini