A Vigilância Sanitária de Florianópolis encaminhou nesta quinta-feira (07) ao Ministério Público de Santa Catarina um relatório com denúncias e autuações relacionadas a festas realizadas nos bairros Cacupé, Jurerê Internacional e Lagoa da Conceição no último fim de semana. Os eventos particulares contrariam a determinação de isolamento social em função do coronavírus.
Continua depois da publicidade
As denúncias chegaram à prefeitura por meio de redes sociais e da Associação de Moradores de Jurerê. Ao todo, foram seis casos em Jurerê Internacional, um na Lagoa da Conceição e um em Cacupé.
Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
A aglomeração de pessoas em quaisquer ambientes, sejam eles públicos ou privados, está estritamente proibida. A população que encontrar estas situações pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelo número 153 ou Polícia Militar pelo 190.
– As pessoas devem praticar o isolamento social para não disseminação do novo coronavírus. Neste momento, orientamos que sejam procuradas interações virtuais. Sempre que houver qualquer irregularidade, quando confirmadas, nós iremos autuar os responsáveis – avisa a diretora de Vigilância em Saúde da prefeitura, Priscila Valler dos Santos.
Continua depois da publicidade
Após a denúncia ser feita para as forças policiais, a Vigilância Sanitária vai até o local autuar os responsáveis pela aglomeração. Nesta autuação é possível, além do código civil, que as pessoas sejam responsabilizadas pelo código sanitário com multas de até R$ 2.500.
Realizar comemorações com pessoas que moram na mesma casa não é proibido pelos decretos estadual e municipal. A multa é aplicada para quem convida outras pessoas a participar das comemorações.