A pandemia ainda não acabou e, ao contrário do que muitos pensam, os casos de contaminação por Covid estão em alta. Segundo o Covidômetro da Prefeitura de Florianópolis, a cidade encontra-se em “Risco Potencial Alto” e a população adulta e jovem, com menos de 39 anos, é a que mais deixa a desejar quando o assunto é a dose de reforço da vacinação.
Continua depois da publicidade
Por isso, visando promover a vacinação no município, Florianópolis está realizando ações itinerantes. Um ônibus, cedido ao município pela Mercedes Benz até setembro deste ano, está passando pelas escolas municipais na primeira quinzena de julho. A gestão será feita pela Cruz Vermelha, e o combustível, bancado por um banco alemão.
> Potencial: Vias gastronômicas são atrativos para aumentar o turismo em Florianópolis
— O objetivo é aproximar a política de vacinação da prefeitura à população. Estamos com uma equipe ampliada neste ônibus, que gentilmente foi cedido por essa entidade reconhecida nacional e internacionalmente, que é a Cruz Vermelha — destacou a Secretaria de Saúde de Florianópolis.

O veículo tem toda a estrutura necessária para realizar a vacinação da população, com aparelhos de conservação, câmara fria, internet, ar condicionado, além dos guichês de atendimento. Uma equipe treinada está realizando o atendimento no ônibus, que deve circular em diversos bairros da Capital.
Continua depois da publicidade
Neste primeiro momento, o veículo vai visitar escolas. Com a devida autorização dos pais ou responsáveis, os alunos, assim como professores e a comunidade do entorno da unidade escolar, poderão colocar o esquema de vacinação em dia. As vacinas que estarão disponíveis não são apenas da Covid, mas todas do Plano Nacional de Imunização.
Até 13 de julho, é a vez da Escola Professora Neuza Paula da Silveira, no bairro Ingleses, receber a vacinação itinerante. Depois, nos dias 14 e 15 de julho será a vez da Escola Antônio Paschoal Pitsica, no Rio Vermelho, também no Norte da Ilha, sempre das 10h às 18h.
De 16 a 31 de julho, no período das férias escolares do município, o ônibus deve circular por outras comunidades. Porém, as datas e os locais serão ainda informados pela Prefeitura.
Van de Vacinação itinerante
O outro atendimento itinerante que é promovido pela Prefeitura de Florianópolis é a van da vacinação, que às segundas, quintas e sextas-feiras está na Praça XV, no Largo da Catedral, no centro da Capital.
Continua depois da publicidade
> Guia de receitas manezinhas destaca a culinária de Florianópolis
Já nas terças e quartas-feiras, a van fica em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN). E para quem não tem tempo para ir se vacinar durante a semana, aos sábados, também em frente ao TICEN, a van de vacinação está funcionando. Em todos os dias, o horário de funcionamento é das 9h às 16h.
Números da vacinação da Covid de Santa Catarina
A baixa procura pela vacinação no Estado, principalmente entre crianças, jovens e adultos, tem refletido na alta do número de casos de Covid registrados em Santa Catarina.
De acordo com as estatísticas do Núcleo de Estudos Econômicos da UFSC (Neccat), a média diária de novos casos registrados, de mais de 1,8 mil, é cinco vezes maior do que a média no fim do ano passado, que era de 350 novos casos por dia.
Isso sem levar em conta a subnotificação, já que, com a liberação dos testes comprados em farmácias, muitos casos positivos não chegam a ser registrados pelos órgãos oficiais.
Continua depois da publicidade
Acesse o canal da Prefeitura de Florianópolis no NSC Total e leia mais.
Leia também
Cinco motivos para ser mãe de pet
Saiba por que você não deve pesquisar seus sintomas no Google