O primeiro dia de entrega dos cartões de ônibus para famílias incluídas no programa Tarifa Social foi de reclamação e espera para parte dos usuários que estiveram na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis. De acordo com a coordenação do programa, 250 famílias receberam o benefício. Por causa das reclamações, a prefeitura já anunciou mudança na entrega dos cartões.

Continua depois da publicidade

O horário de atendimento divulgado pela prefeitura e pelo Setuf era das 9h às 16h30min, mas devido a demanda incompatível com a organização montada para a entrega das carteiras, algumas pessoas tiveram que voltar de mãos vazias antes das 15h30min. Centenas de pessoas foram ao local.

Entre eles o auxiliar contábil Carlos Silveira, de 28 anos. Ele disse ter ligado pela manhã ao Setuf, onde recebeu a informação de que poderia comparecer à Passarela Nego Quirido até as 16h30min. O rapaz contou que chegou 1h antes do horário limite e não recebeu o atendimento.

– Um rapaz me disse que não poderia pegar o cartão porque as senhas tinham esgotado. Eu tive que sair do trabalho pra vir. Muita gente chegou antes, veio de longe só pra isto e não pegou o cartão – disse Carlos.

Continua depois da publicidade

Nesta terça-feira, Carlos tentará de novo pegar os cartões.

Coordenadora admite transtorno

A coordenadora Luciana de Bastos da Silva admitiu o transtorno neste primeiro dia e já providenciou mudanças para esta terça. Serão entregues cerca de 15 mil cartões até dia 25 de agosto.

-Veio mais gente que o esperado e os cartões estavam em ordem alfabética. Tinham que ser encontrados manualmente. Teve pessoa que saiu com doze cartões na mão. É preciso paciência – disse.

?

Entrega do cartão de ônibus do Tarifa Social

O cartão é entregue somente para quem se cadastrou e registrou as fotos até 5 de agosto.

O atendimento vai ser limitado em grupos de 50 pessoas.

O horário limite para retirada de senhas é 13h. Depois disso, só quem já tem senha será atendido.

Para facilitar a entrega, o representante familiar que fez o Cadastro Único deve levar um documento de identificação com foto de todos os integrantes.

Continua depois da publicidade

?

Até dia 29

O cadastramento para a Tarifa Social termina no dia 29, também na Nego Quirido das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.

Quem perder esse prazo terá de procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

O que é?

O programa foi lançado no dia 1º de agosto e beneficia famílias de baixa renda que pagam menos pela passagem de ônibus.

Estudantes de famílias cadastradas tem direito ao Tarifa Social zero, com trajeto casa-escola-casa gratuito.

Continua depois da publicidade