A prefeitura de Florianópolis lançou, nesta terça-feira, 9, a Operação Verão 2018/2019. De acordo com a municipalidade, serão mais de oito mil pessoas envolvidas diretamente na ação que integra diversas secretarias e órgãos com o objetivo de deixar a cidade preparada para receber os turistas e os moradores que frequentam as praias.
Continua depois da publicidade
Entre as principais ações estão as festas de final de ano (Natal e Ano Novo), Carnaval, infraestrutura das praias, intensificação da segurança e manutenção dos balneários, creches abertas no verão, reforço na equipe médica, na fiscalização, nas intendências e na Comcap.
Na manhã desta terça-feira, 9, o Hora de Santa Catarina publicou reportagem onde aponta os principais desafios da cidade para garantir a balneabilidade e a salubridade do ambiente nas principais praias.
Principais ações da Operação Verão 2018/2019
Continua depois da publicidade
Preparação das vias públicas de acessos às praias
Recapeamento asfáltico, pinturas e raspagens de meios-fios, manutenção dos decks e das rampas de acesso às praias da Capital, com reforço de 60 funcionários temporários para auxiliar nas intendências.
Creches abertas no Verão
Ao todo serão ofertadas 780 vagas para o período de janeiro em oito creches da cidade.
Transporte Coletivo
Mudanças nos horários e itinerários das linhas de ônibus na Capital para adequar o sistema aos locais com maior demanda durante a temporada de verão. Ampliação de wi-fi nos abrigos de ônibus e atualização do aplicativo Floripa no Ponto para deficientes visuais.
Banheiros e chuveiros nas praias
A prefeitura afirma que mais de 200 banheiros serão colocados nas regiões Norte, Sul e Leste em diferentes formatos. Os chuveiros serão gratuitos e serão ampliados de 26 pontos para 40, com o projeto “Dáx um banho”. Ao todo, 150 quiosques serão implantados nas praias para venda de produtos, 70 pontos a mais que na última temporada.
Continua depois da publicidade
Praias acessíveis
Ampliação de cinco para nove praias selecionadas para implantação de esteiras acessíveis com cadeiras anfíbias que levam o cadeirante até o mar. Também contará com duchas e guardas vidas para auxiliar no local.
Segurança Preventiva
A maior parte do efetivo da Guarda Municipal vai trabalhar de forma preventiva nos balneários da cidade, integrada com o trabalho reforçado das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Estadual. Será intensificada a fiscalização de trânsito e a Blitz da Lei Seca.
Reforço na fiscalização
O combate ao comércio ilegal e irregular será intensificado com contratação de 60 fiscais temporários, além dos cinco já chamados para fiscalização de serviços públicos e cinco para monitoramento de obras.
Continua depois da publicidade
Natal
A iniciativa será em parceria com a CDL, com iluminação e eventos nos bairros e nas principais regiões do Centro da cidade.
Réveillon
Será na Beira-Mar Norte com música e show de fogos de artifício com previsão de 4 balsas e quinze minutos, com menor quantidade de estampidos para não prejudicar os animais e pessoas com autismo.
Comcap
Serão contratados 69 garis, 40 auxiliares operacionais e dez motoristas temporariamente para o verão para reforçar a estrutura, além da aquisição de novos equipamentos como quadriciclos, caminhões e caixas estacionárias.
Continua depois da publicidade
Reforço na saúde
Contratação temporária para recompor as equipes de família e as unidades de saúde dos balneários com dez médicos de família, dois enfermeiros e 25 técnicos de enfermagem. Além disso, o reforço temporário também auxiliará no atendimento das UPAs com contratação de dois cirurgiões e cinco médicos pediatras.