A Prefeitura de Florianópolis lançou nesta quinta-feira, em Diário Oficial, o edital para a duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, principal via da região do Pantanal. As empresas candidatas têm até o dia 13 de outubro para apresentarem propostas. A previsão é de que as obras comecem em 60 dias, com prazo de término em 36 meses.

Continua depois da publicidade

Leia mais sobre a duplicação da Antônio Edu Vieira

Atualmente, a Edu Vieira é um dos principais gargalos do trânsito dentro da Ilha. Paralelamente ao processo de licitação, a prefeitura negocia com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) a cessão de 32 mil metros quadrados de área. O secretário de Obras do município, Rafael Hanne, espera chegar a um acordo até a data em que será anunciada a empresa vencedora da licitação.

O investimento total é de cerca de R$ 37 milhões, e o prazo de conclusão é de 36 meses após o início das obras. A duplicação faz parte do projeto de implantação do Anel Viário Trecho Sul, que vai da rua João Pio Duarte Silva, na entrada do bairro Córrego Grande, até a Avenida Paulo Fontes, no Centro, passando pelos bairros do Pantanal, Saco dos Limões e Prainha.

Continua depois da publicidade

– É um momento histórico. É a maior intervenção já feita na história do sistema viário, privilegiando o transporte coletivo de Florianópolis. A cidade não tinha um metro sequer de faixa exclusiva para ônibus; agora, vai ter um anel viário com um total de 17 quilômetros – disse o prefeito Cesar Souza Junior.

O projeto prevê a construção de corredores exclusivos para ônibus, além de ciclovias e calçadas. No trecho de 1,9 quilômetro da Deputado Antônio Edu Vieira, também deve ser construído o primeiro elevado somente para ônibus da cidade, próximo à sede da Eletrosul.