O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, anunciou nesta terça-feira (24) que a vacinação contra a gripe será iniciada no dia 30. O esquema montado pela prefeitura prevê que a imunização ocorra em 28 escolas e cinco pontos de "drive thru". Os pacientes serão vacinados dentro dos carros, diminuindo o contato social, conforme recomendado durante a pandemia do coronavírus. Profissionais da saúde e idosos estão no grupo prioritário.

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Em meio à pandemia do coronavírus, a prefeitura de Florianópolis prepara um esquema para vacinação contra a gripe evitando o contato entre as pessoas. O sistema de drive thru irá operar em cinco pontos. São eles: o bolsão do Koxixos, na Beira-Mar Norte, a Beira-Mar Continental, o pedágio desativado da SC-401 e os terminais abandonados do Saco dos Limões e Jardim Atlântico.

— Idosos que não tiverem sintomas de resfriado, gripe e tosse podem procurar as escolas para se vacinar. Idosos com sintomas respiratórios vão ao centro de saúde para saberem se podem ou não ser vacinados. No drive thru, pedimos que apenas o motorista e o idoso estejam no carro. O idoso não sai do carro. A equipe de vacinação faz a imunização no local — afirma Carlos Alberto Justo da Silva, secretário municipal de saúde.

Além dos cinco pontos de drive thru, a vacinação contra a gripe também será realizada em 28 escolas espalhadas pela Capital. Com a pandemia do coronavírus, a recomendação da prefeitura é evitar aglomerações e manter a maior distância entre as pessoas durante o processo. O secretário municipal de saúde reafirma que o isolamento é a maior proteção ao contágio.

Continua depois da publicidade

— Muitas pessoas idosas angustiadas nos procuram para a vacinação. O isolamento social protege o idoso de qualquer forma de contaminação respiratória, seja pela gripe comum, H1N1 ou coronavírus. Quem permanecer isolado em casa está mais protegido do que com a própria vacina — pontua Carlos Alberto Justo da Silva.

Saiba tudo sobre o coronavírus no NSC Total