A gastronomia contemporânea de Florianópolis, baseada no toque manezinho e nos sabores da Ilha, já é reconhecida internacionalmente. Desde a tradicional tainha na brasa ou aquela ostra fresquinha, passando pelo camarão à milanesa, pelas delícias de siri, pelo berbigão e pelos mariscos, a culinária típica da ilha já é uma marca registrada.

Continua depois da publicidade

> Florianópolis conta com roteiros culturais autoguiados para visitantes

Tanto é verdade que até a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) já aprovou todo esse sabor. Desde 2014, a Capital de Santa Catarina ostenta o título de “Cidade Criativa da Gastronomia”.

Floripa foi a primeira do Brasil a integrar a lista de 246 cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que reconhece a criatividade gastronômica como estratégia impulsionadora do desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias mundiais. Hoje são mais de 80 países no hall de membros da iniciativa da Unesco.

Selo Cidade Criativa da Gastronomia

Agora, a Prefeitura de Florianópolis quer popularizar essa marca lançando uma campanha que convida os comerciantes a utilizarem o selo Cidade Criativa das Gastronomia em seus estabelecimentos. A iniciativa fortalece o patrimônio e os serviços culturais da cidade, e o local não precisa obedecer nenhum critério específico para usar a marca nem fazer credenciamento prévio, sendo totalmente gratuito.

Continua depois da publicidade

Segundo a Superintendência de Turismo de Florianópolis, o selo de Cidade Criativa da Gastronomia Unesco é razão de orgulho porque reconhece um dos principais diferenciais da Capital. Dessa forma, qualquer comerciante pode fazer o download do selo e usá-lo com orgulho em seu estabelecimento.

Para obter o selo da Unesco no seu estabelecimento, o comerciante deve fazer o download através do link.

Outras cidades que receberem o selo

Além de Florianópolis, o Brasil conta com outras três Cidades Criativas da Gastronomia: Paraty (RJ), Belém (PA) e Belo Horizonte (MG). Existem sete campos potenciais dentro da rede de Cidades Criativas, sendo o cinema, a literatura, o artesanato e arte popular, a música, o design, as artes da mídia e a gastronomia, essa última considerada patrimônio imaterial de um local, com poder de divulgação da arte, conhecimento e tradição ligada à identidade de um povo.

Patrimônio histórico-cultural

Ressalta-se que a Ilha de Santa Catarina também é destaque pelas belezas naturais e praias, uma vez que conta com um rico patrimônio ambiental e com a preservação das características dos colonizadores açorianos, o que confere à cidade, também, um patrimônio histórico-cultural com potencial turístico.

Continua depois da publicidade

Fique por dentro das notícias da cidade acessando o canal Florianópolis, uma cidade para todos.

Leia também

Florianópolis oferece acolhimento e suporte para que pessoas em situação de rua possam construir uma nova história de vida

Escritório de Aprovação de Projetos da Prefeitura de Florianópolis ganha nova estrutura

Florianópolis adere à Campanha Nacional de Multivacinação