Cinco meses após o início da instalação, a nova Central de Monitoramento de Trânsito de Florianópolis passa a entrar em operação nesta terça-feira. Com um investimento de R$ 5,5 milhões, o novo sistema tem sede na rua Deodoro. Lá, seis telas em LED (chamadas tecnicamente de videowall, pois possuem tecnologia superior às de televisão) irão funcionar como “telas de computador” das 134 “CPU´s” espalhadas pela cidade.
Continua depois da publicidade
Nas telas estarão todos os 630 semáforos da cidade enviando informações em tempo real sobre o trânsito, dia e noite. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.
Ouça na reportagem:
Na última sexta-feira, o prefeito Cesar Souza Junior conheceu a sede e comemorou o novo sistema:
– Florianópolis sai da década de 60 em termos no controle semafórico e entra no que há de mais moderno hoje no mundo. Até a instalação desse sistema, qualquer operação de semáforo, tanto de sistema quanto de temporização como de manutenção tinha que ser feito manualmente, ou seja, ir até o local, abrir a caixa e alterar. Agora toda essa parte operacional é feita num único pique, diretamente dessa sala”, explicou o prefeito.
Continua depois da publicidade
Sistema permite alterar fluxo dos cruzamentos da cidade conforme a demanda em tempo real. pic.twitter.com/EpOmBq7Ar5
— CBN Diário (@CBNDiario) May 24, 2016