Pela primeira vez, prefeitura de Florianópolis e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) esboçam acordo sobre as obras de duplicação da Rua Deputado Antonio Edu Vieira, um dos principais acessos ao campus. A reitoria diz que cede a área para as obras, em um tamanho maior do que o previsto inicialmente, se o prefeito Cesar Souza Junior incluir na proposta a construção de 10 quilômetros de ciclovia, no entorno e também na parte interna da universidade. O projeto, entregue nesta terça-feira, será analisado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf).
Continua depois da publicidade
Pelo estudo elaborado por técnicos da UFSC, seria necessário um investimento de R$ 2 milhões – além dos R$ 20 milhões previstos para a duplicação. Sem muito tempo para argumentar, já que o alargamento da Edu Vieira será custeado com recursos do PAC e para que não perca a validade a obra precisa iniciar ainda neste ano, o Executivo prevê tempo recorde de avaliação. Cesar estima prazo de 20 dias até a apresentação de uma proposta conjunta, que inclui os dois projetos, e promete bancar a ciclovia com dinheiro próprio do município.
A falta de espaços específicos para quem circula de bicicleta nas proximidades da UFSC foi exposta após a morte de uma estudante, no dia 1º de julho. Lylyan Gomes, 20 anos, seguia de bicicleta para a universidade quando foi atingida por um ônibus, na rótula da Praça Santos Dumont.
:: Veja galeria de fotos do protesto na Capital
Continua depois da publicidade
Embate judicial atrapalha construção de ciclovia
A construção de uma ciclovia na Avenida Madre Benvenuta, que conectaria UFSC e Udesc foi parar na Justiça. Uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), de 2006, previa a realização da obra por empresas do Shopping Iguatemi, como compensação pelo empreendimento. Houve uma audiência no dia 3 de julho e o processo continua tramitando. Cesar diz que vai exigir que o shopping cumpra o que foi acordado. O advogado das empresas, porém, argumenta que o trajeto apresentado pela prefeitura não condiz com o acordo inicial.
Leia mais:
::: Acidente expõe fragilidade do sistema cicloviário de Florianópolis