A prefeitura de Florianópolis colocou na internet os salários de seus servidores. A ação é pioneira entre as administrações municipais catarinenses, mas comparado a outros órgãos do Estado que já adotaram a medida, o formato do site da Capital possui limitações.

Continua depois da publicidade

>> Acesse as informações sobre os salários dos servidores da Capital

As informações de remuneração podem ser acessadas a partir do portal da prefeitura, no link “Acesso a Informação”. Para fazer a pesquisa é preciso saber a secretaria ou fundação em que o funcionário é lotado e seu nome completo. Não é possível fazer a seleção de forma a ter acesso a lista com nome de todos os servidores do município.

A necessidade de ter o nome exato dificulta a pesquisa é a principal diferença em relação a outros portais como o da Assembleia Legislativa e o do Governo do Estado – dois exemplos que o secretário de Administração, Gustavo Miroski, citou em janeiro como modelos que serviriam para o portal da prefeitura. Nos sites dos órgãos estaduais, o internauta pode escrever no campo de pesquisa apenas o primeiro nome ou o sobrenome do servidor e acessa à lista de pessoas com esses nomes.

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Florianópolis prevê mais modificações no site transparência do município até o final deste mês. A ideia é oferecer outras informações, como o pagamento de diárias aos servidores. Com relação ao formato de publicação dos salários, a reportagem tentou entrar em contato com o secretário Miroski durante toda a tarde desta terça-feira para saber se há melhorias a serem feitas no sistema de busca, mas não obteve retorno.

Das cinco maiores cidades catarinenses, Florianópolis é a primeira a colocar os salários de seus funcionários na internet. Na esfera estadual, todos os poderes disponibilizaram os salários ainda em 2012 – Assembleia, governo, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Ministério Público.

O movimento dos órgãos públicos para divulgar os salários de servidores começou depois que entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação, em maio do ano passado. Embora a legislação não seja explícita sobre o assunto, prevaleceu o entendimento de que para atender a nova regra os poderes deveriam publicar a remuneração de seus funcionários. A legislação é nacional na lista de órgãos que já divulgam seus salários estão a União e o Supremo Tribunal Federal.

Continua depois da publicidade

>>Como chegar à página de pesquisa dos salários: