Diante da previsão de frio intenso nesta sexta-feira (5) e sábado (6) em todo o Estado, a prefeitura de Florianópolis destaca que disponibiliza sete abrigos para pessoas em situação de rua. O serviço também oferece possibilidade de banho quente e refeição.
Continua depois da publicidade
A secretária de Assistência Social de Florianópolis, Maria Cláudia Goulart, explica que a ação ocorre diariamente, incluindo finais de semana e feriados. O serviço conta com equipes de abordagem da prefeitura, que percorrem as ruas orientando sobre os serviços e tentando convencer a população de rua a aceitar o auxílio.
Caso uma pessoa seja encontrada em situação de vulnerabilidade, a equipe de Sensibilização, um dos grupos de abordagem, pode ser acionado pelo telefone (48) 3223-8566, das 8h às 20h, para que agentes possam ir até o local.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Assistência Social estima que há aproximadamente 460 pessoas nas ruas de Florianópolis.
Ainda de acordo com a secretaria, somente em 2019, 270 pessoas retornaram para suas cidades de origem devido ao trabalho de sensibilização.
Continua depois da publicidade
Lista dos abrigos da Prefeitura de Florianópolis
– Projeto Passarela da Cidadania
– Albergue Noturno Manoel Galdino
– Serviço de Acolhimento para Pessoa em Situação de Rua (Abrigo Centro)
– Serviço de Acolhimento para Pessoa em Situação de Rua (Casa de Apoio Capoeiras – Continente)
– Casa de Passagem para Pessoa em Situação de Rua (Centro)
– Casa de Passagem para Mulheres Vítimas de Violência e em situação de Rua
– Abrigo no Jardim Atlântico