A prefeitura de Florianópolis confirmou nesta quarta-feira (15) em transmissão ao vivo os primeiros números obtidos com a testagem para coronavírus em drive thru. O primeiro dia teve 83 testes realizados no Terminal de Integração da Trindade (Titri) e dez pacientes positivados para Covid-19. A intenção da administração é realizar 750 verificações nesta semana.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus
— Pegamos a fila de quem estava há uma semana aguardando para fazer os testes e chamamos para o drive thru, que nos dá uma capacidade maior. Estávamos fazendo 50 testes PCR (laboratoriais) por dia e estamos dobrando as estruturas para chegar a 100. Mas a gente não vence a quantidade de casos suspeitos. Então trouxemos os testes rápidos para somar — afirma o prefeito Gean Loureiro.
Ouça a entrevista coletiva com o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro:
Além da testagem em drive thru e nos centros de saúde, Florianópolis inicia na tarde desta quinta-feira (16) a verificação dos passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Com acompanhamento médico, as pessoas que chegam vão passar por medição de temperatura e triagem de sintomas respiratórios. Os casos suspeitos serão submetidos a testes rápidos para coronavírus.
A prefeitura de Florianópolis anunciou ainda a aquisição de 50 mil máscaras de tecido para distribuir às famílias carentes. A partir de sexta-feira (17), o uso passa a ser obrigatório para as pessoas que forem a estabelecimentos de atendimento ao público. Os trabalhadores de Santa Catarina já têm a obrigatoriedade da utilização determinada pelo Governo do Estado.
Continua depois da publicidade