Na semana que antecede o aniversário de Florianópolis, o prefeito da cidade Cesar Souza Júnior anunciou um série de obras e inaugurações para comemorar os 289 anos da Capital. As obras de maior impacto ficaram para o lado continental com a revitalização da Avenida Ivo Silveira e a construção do Mercado Público do Continente.

Continua depois da publicidade

::: Confira a programação do aniversário de 289 anos de Florianópolis

A Ivo Silveira é uma das principais avenidas do continente. No projeto de revitalização está a criação de uma ciclovia, nova iluminação com lâmpadas de led e a implantação de uma faixa de preferência para ônibus – que será diferente dá que se tentou instalar na ponte Colombo Salles.

– É uma outra experiência. A Ivo Silveira ganhará uma ciclovia e um corredor preferencial para ônibus em horários de pico. Também vamos fazer uma possível ligação com a ponte Hercílio Luz, para quando a obra da ponte estiver pronta – explicou o prefeito.

Continua depois da publicidade

Outra obra anunciada foi a construção do Mercado Público do continente, onde hoje é o terminal de ônibus do Jardim Atlântico. O terminal nunca foi utilizado desde sua inauguração, nos últimos anos foi usado pelo Detran para os teste para a retirada da carteira de habilitação. A intenção é começar a obra e o processo de licitação ao mesmo tempo.

– Um ato continuo. A ideia é fazer os dois processo em paralelo. Procuramos fazer o mesmo processo licitatório do Mercado Público (do centro da cidade). É um modelo sólido juridicamente. Com a comunidade vimos um mix de serviço de interesse deles – completou.

Outro terminal de ônibus que nunca foi usado é do bairro Capoeiras. A prefeitura planeja reativar o local para tirar fluxo de ônibus do centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

– A ideia é usar esse terminal como terminal. Estamos com planos para integrar mais o sistema municipal de Florianópolis ao sistema da região metropolitana, que são dois sistemas diferentes. Esse terminal, segundo alguns estudos, será muito útil para a integração do sistema impedindo que veículos entrem desnecessariamente na Ilha. A nossa expectativa é em breve colocar ele em uso – finalizou.